Sabemos a importância da água no mundo e a escassez que ela se encontra. Ainda assim, insistimos em utilizá-la, por muitas vezes, de maneira inadequada, prejudicando não somente a nós, mas também, tudo em nossa volta. E por estarmos tão habituados à presença dela, só damos conta da sua importância quando nos faz falta.
Nos nossos dias, o desperdício aliado ao aumento na procura deste recurso, tornou-se um problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade de água doce em nosso planeta, especulam-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tornar motivo de guerras entre países.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, uma pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender as suas necessidades. No entanto, uma pessoa pode chegar a utilizar cerca de 220 litros/dia.
Se tratando de economia de água, não podemos esquecer do quanto isso, “pesa no bolso”. Ainda mais, após o aumento de 3,5% na conta de água dos consumidores atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo ( Sabesp ). Segundo a estatal, o ajuste passou a valer a partir início do mês de julho, ou seja, a tarifa mínima passa a ser de R$48,30 para R$50,00.
Mas como não desperdiçar água e ainda economizar um dinheiro? Atitudes simples ajudam, e muito, nessa etapa.