Não é o fim do mundo só porque sua roupa preferida está com uma mancha. Mesmo as sujeiras mais difíceis podem ser retiradas dos tecidos. Além dos produtos específicos à venda, há truques caseiros que garantem uma limpeza rápida e eficaz.
Porém, é preciso estar atento. A maioria das roupas é danificada no momento da limpeza, como explica Sueli Cagliari.
- Para manchas acidentais, procure lavar imediatamente a peça evitando que sequem ou permaneçam por muito tempo em contato com o tecido.
Quanto maior for o tempo de permanência da mancha na roupa, maior será o ataque às fibras e o esforço para removê-la, podendo até desgastar o tecido. Evite também usar produtos de forma inadequada como, por exemplo, alvejantes comuns em peças coloridas.
Aguá quente x bicabornato
Produtos simples misturados à água quente conseguem resolver manchas mais complicadas. Quem ensina é Cláudia Sarro, professora de química do colégio Pueri Domus.
- O bicarbonato de sódio usado em diversas receitas culinárias tem o mesmo efeito de alguns produtos de limpeza, só que em menor escala. Em contato com as manchas, aquelas bolinhas que aparecem são, na verdade, gases que liberam a sujeira em uma reação química. O sódio é a base do sabão e de alguns outros produtos de limpeza.
Apesar de soluções caseiras serem bem-vindas, Cláudia diz quando se tornam prejudiciais:
- Muitas pessoas colocam pasta de dente em manchas, mas ela causa o efeito contrário, amarelando as peças. Dependendo da pasta pode até estragar o tecido, já que é um produto muito abrasivo. A água sanitária em grandes quantidades também prejudica, amarelando a roupa e ‘enfraquecendo’ o tecido.
Aprenda na tabela disponível soluções caseiras e práticas para tirar até mesmo as sujeiras mais difíceis.
Fonte: http://entretenimento.r7.com